segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A Relação de carinho entre Elin e Gwen




   A relação de mãe e filha nem sempre é fácil na adolescência, isso todo mundo sabe. Mas a relação de carinho entre Elin e Gwen promete quebrar tais padrões.

   Para começar, na relação de mãe e filha no livro não existe aquele conceito de "Eu posso, você não", "Eu mando, você obedece", "Eu sou adulto, você é criança". Elin respeita a filha e por ela é respeitada, não há qualquer tipo de opressão na relação das duas. O que há é uma base de respeito, carinho, amor e confiança. Mãe e filha são melhores amigas e não caminham em patamares diferentes, elas caminham lado a lado.

   Se eu fiz isso de propósito? Sim! Eu fiz.

   Criei uma relação de mãe e filha baseada em respeito e carinho para inspirar milhões de adolescentes e mães a incrementarem tais atitudes em casa. Como eu disse antes, sabemos que a relação dos pais com os filhos não é fácil na adolescência e sabemos que muitas meninas e meninos gostam de se basear em livros para criar seus princípios ou tirar forças em momentos difíceis.

   Quando eu decidi fazer Gwen e Elin melhores amigas eu sabia que estaria atingindo várias pessoas, mesmo que indiretamente. E que, talvez, isso pudesse ser uma inspiração para conviver melhor com a família.

   Gwen não tem uma relação boa com o pai. Sua família se resume apenas a Elin, Dolan e os amigos que ela "adota". Família para ela nunca se baseou em sangue e sim em afeto, amor e respeito.

   Consequentemente, isso atinge as meninas e  meninos filhos de mães solteiras. Mais uma vez posso inspirar o respeito, carinho e gratidão aqui. Pois Gwen é eternamente grata à mãe por tudo o que fez.
 
  Temos também a relação amistosa entre a protagonista e o padrasto, um laço de afeto que nem todas as pessoas nutrem pelo namorado ou marido da mãe, não é mesmo? No entanto Gwen parece lidar muito bem com isso, considerando Dolan um pai.

   Como escritora e também leitora, eu acredito piamente que os livros nos inspirem. Quando estamos tristes ou frustrados demais com as situações em que a vida nos coloca, corremos pegar um livro na intenção de nos perder em histórias interessantes. E sempre temos alguma coisa a aprender com eles! Por mais boba que seja a história.

   E é exatamente por isso que eu me esforço em colocar nos meus livros situações comuns que passamos em um determinado momento da vida, instigando possíveis soluções e sempre tratando os problemas de forma imparcial.

   Colocar a relação amorosa de Elin, Gwen e Dolan é uma forma de mostrar que a família é algo importante e requer respeito. Note que digo respeito e não opressão. Elin é o tipo de mãe que ensina, aconselha e protege a filha, mas permite que ela tome suas próprias decisões. Por isso a relação de ambas é saudável. E há também o amor incondicional.

   Gwen não apenas respeita sua mãe. Ela a ama.

   E, acredite, isso faz toda a diferença!

   Eu tenho uma relação maravilhosa com minha mãe. Uma relação bastante parecida com a de Gwen e Elin. E eu acho um absurdo encontrar por aí tantas pessoas que tratam os pais apenas com respeito e não amor. Para mim isso é extremamente triste.

   De certa forma essa relação entre mãe e filha é uma forma de agradecer à minha mãe por tudo aquilo que ela já fez por mim um dia. Por todo amor, carinho e puxadas de orelha que ela tenha me dado quando eu mereci. Minha mãe é como Elin, uma grande heroína para sua filha!

   Espero poder mudar isso na vida de vocês, leitores... Ou ao menos instigá-los a amar mais seus pais e que por eles vocês sejam respeitados e apoiados em suas mais simples decisões.

 Um super beijo mordido da Meia-Noite!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário